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    [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6

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    Mensagem por zM'Brothers | Marcos 18/7/2009, 5:43 pm

    Requisitos para a aprendizagem:

    - Ter conhecimento pelo menos de alguma linguagem (recomendável C ou C++);
    - Saber a estrutura do AMX MOD X;
    - Noções de cabeçalhos, funções, implementações, operadores, clases, etc;
    - Dominar lógica;
    - Conhecer em profundo todas as funções do AMX MOD X.
    - Conhecer os Paths.
    - Saber manipular os executáveis;
    - Conhecer a engine do Half-Life.

    Tutorial:

    Primeiro você vai precisar do programa AMXX Studio, para baixá-lo clique aqui.

    Ele é um utilitário, que serve para editar e compilar seus plugins, estilo um DEV-C++.

    Após o termino do download, execute-o e instale a onde desejar;
    Após a instalação ele vai querer instalar outra coisa, você deve clicar em não;
    Pronto, seu AMXX Studio está instalado e com um ícone no seu desktop.

    Agora sim podemos começar a escrever plugins

    Abra seu AMXX Studio, provavelmente ele vai ter um 'plugin' já aberto, que é um exemplo, você pode apagar tudo o que se encontra nele pois nós vamos começar do zero.

    Primeira etapa:

    Incluir a biblioteca que você utilizará. Para fazer isso basta escrever:
    #include

    Para saber qual biblioteca você vai precisar, você precisa saber quais funções vai usar, para isso use o AMXX Documentation, para isso clique aqui.

    A biblioteca principal, que você devera usar em todos os plugins é a amxmodx, assim dando o include:
    #include

    Pronto, após inserir a biblioteca você deverá escrever a função principal, que nesse caso (do AMXModX) se chama "plugin_init", para isso clique aqui.

    Como escrever uma função no AMXModX:

    Primeiro você terá que definir qual tipo de função é. Nesse caso é uma função do tipo PUBLIC. Para se iniciar a função se escreve da seguinte forma:
    public nome_da_funcao()
    {
    // espaço aonde será chamada outras funções.
    }

    No caso da função principal:
    public plugin_init()
    {
    // espaço aonde será chamada outras funções.
    }

    Agora o seu plugin já tem um inicio, por onde ele vai começar

    Sua próxima etapa é registrar o seu plugin, clique aqui para acessar a área do site oficial e proceder.

    public plugin_init()
    {
    register_plugin("Welcome MSG","1.0","OffspringBR") // a funçao deve ser usada na forma de register_plugin("Nome do Plugin","Versao do Plugin", " Nome do Autor" )
    // . . .
    }

    public plugin_init()
    {
    register_plugin("Welcome MSG","1.0","OffspringBR")
    return PLUGIN_CONTINUE // define que seu plugin continuará rodando...
    }

    Pronto, para esse plugin a função principal vai fazer nada mais do que registrar o criador do plugin.

    Próxima etapa

    O plugin se baseia em, quando o usuário entrar no servidor ele receberá uma mensagem de boas vindas no chat. Então, o que precisamos?
    Nós precisamos identificar quando o usuário entra no servidor e para isso (graças a equipe AMX MOD X) tem-se uma função pronta incluída na BIBLIOTECA amxmodx que nós já adicionamos.
    A função é client_putinserver(id), que pode ser iniciada como uma função publica, ou seja, PUBLIC: client_putinserver

    public client_putinserver(id) // iniciando a função para identificar se o usuario entrou no server, o 'id' representa a indentificaçao do usuario, ou seja, quem é ele para o jogo.
    {
    // . . .
    }

    Agora sabemos quando o usuário entrou no servidor

    Próximo passo seria dar as boas-vindas, mas como quando o usuário entra ele vê muitas outras coisas além do chat nós vamos pedir para o plugin esperar alguns segundos até mostrar a mensagem e para mostrar a mensagem nós vamos criar uma FUNÇÃO, que pode ser chamada como você quiser, nesse caso vou chamá-la de 'print_msg', já que sabemos como iniciar a função vou continuar a explicar o que será feito dentro dela e depois voltaremos a função que identifica o usuário quando entrar no servidor.
    Agora a parte mais simples, imprimir a mensagem no chat do usuário, vamos usar a função client_print (id, tipo_de_mensagem, "mensagem")

    public print_msg(id) // Inciando a funçao feita por voce, ela será public e tera como parametro ( o que ta dentro do '()' ) o 'id' do usuário
    {
    client_print(id, print_chat, "Bem-vindo ao meu servidor")
    // aqui é chamada a funçao client_print como explicado acima... o segundo parametro 'print_chat' define que a mensagem vai aparecer no chat do usuário
    }

    Pronto! Agora podemos voltar a função que identifica o usuário que entrou.
    O que ela vai fazer? Vai chamar a função 'print_msg' que vai Imprimir no chat a mensagem, com um espaçamento de tempo de 4 segundos, utilizando a função set_task (tempo, "função", id):

    public client_putinserver(id)
    {
    set_task(4.0, "print_msg", id)// vai chamar a funçao 'print_msg' depois de 4 segundos para o usuário 'id'
    return PLUGIN_CONTINUE // continua a rodar o plugin
    }

    Agora sim! O plugin está 100% pronto!

    O algoritmo foi bem básico, é só você pensar o que você quer fazer, e foi: Quando o usuário entrar (função client_putinserver) eu vou imprimir (client_print) depois de um certo tempo (funçao set_task).

    Parte final

    Agora você deve clicar em File > Save As e salvar com o nome que você quiser.
    Depois de salvo você clica na Setinha Verde '>' para compilar! E pronto! Seu plugin AMXX estará na mesma pasta de onde você salvou como dito acima.

    Pronto, esse foi o algoritmo usado, e é assim que você deverá pensar quando for escrever seu plugin. O seu resultado final devera ser parecido com este:

    #include

    public plugin_init()
    {
    register_plugin("Welcome MSG","1.0","OffspringBR")
    //return PLUGIN_CONTINUE
    }

    public client_putinserver(id)
    {
    set_task(4.0, "print_msg", id)
    //return PLUGIN_CONTINUE
    }



    public print_msg(id)
    {
    client_print(id, print_chat, "Bem-vindo ao meu servidor")
    }


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    [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6 Empty Re: [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6

    Mensagem por gavigatexs 18/7/2009, 9:08 pm

    aff meu todo mundo pega o mesmo tutorial e vai dando copi paste copi paste
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    [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6 Empty Re: [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6

    Mensagem por Jp ;D 20/7/2009, 10:20 am

    esse tutorial e muito dificil de entende alguem faiz um
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    [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6 Empty Re: [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6

    Mensagem por maluco 27/7/2009, 10:30 pm

    e mesmo eu temtei ja 3 feses e nao consegui e mau esplicado
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    Mensagem por tK1 ; 29/7/2009, 12:59 am

    Eu to a uns 4 dias tentando criar um plugin ( só meu ) de ZM,más infelizmente todos deram erro !
    Para começar, tem que ter o AMX MOD X completo para criar o plugin
    - Download Aqui !
    Para criar um plugin igual a desse tutorial o plugin tem qe ficar assim:

    #include < amxmod >

    public plugin_init()
    {
    register_plugin("NOME_DO_PLUGIN","VERSÃO","SEU NOME")
    //return PLUGIN_CONTINUE
    }

    public client_putinserver(id)
    {
    set_task(4.0, "print_msg", id)
    //return PLUGIN_CONTINUE
    }



    public print_msg(id)
    {
    client_print(id, print_chat, "PALAVRA DE BOAS VINDAS")
    }

    Para compilar clique no NONO icone la em cima ! Em COMPILE NOW

    Ou então Compile o plugin .sma pelo priprio site do AMX MOD X
    - Clique Aqui !

    Espero que ajude a vocês !
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    [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6 Empty Re: [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6

    Mensagem por maluco 29/7/2009, 7:51 pm

    eu queria saber mas como vou faser que a funçao seja lida, por exemplo, queria criar uma que transformasse nemesis em zombie normal mas como fasso isso
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    Mensagem por tK1 ; 1/8/2009, 12:52 am

    Bom isso eu não sei ! más vou pesquisar. :farao:
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    [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6 Empty Nemesis mais fraco

    Mensagem por tK1 ; 2/8/2009, 1:46 am

    maluco escreveu:eu queria saber mas como vol faser que a funçao seja leita por exemplo quiria criar uma q tranforme nemesis em zombie normal mas como fasso isso

    Resposta:

    Eu conseguir achar aonde configura o Nemesis.... Então vamos começar !

    - Va na pasta do seu cs Addons > amxmodx > configs e abra o bloco de notas zombie plague que esta na extenção .cfg ( config ). E casse o trecho:

    ; Nemesis
    zp_nem_enabled
    zp_nem_chance
    zp_nem_min_players
    zp_nem_health
    zp_nem_base_health
    zp_nem_speed
    zp_nem_gravity
    zp_nem_damage
    zp_nem_glow
    zp_nem_aura
    zp_nem_painfree
    zp_nem_ignore_frags
    zp_nem_ignore_rewards 0

    E configure:

    - zp_nem_enabled ( deixe 1 )
    - zp_nem_chance ( deixe 15 )
    - zp_nem_min_players ( deixe 0 )
    - zp_nem_health ( é o sangue do nemesis coloque a quantidade desejada )
    - zp_nem_base_health ( deixe 0 )
    - zp_nem_speed ( é a velocidade dele eu recomendo deixar 260 )
    - zp_nem_gravity ( é a gravidade do nemesis eu recomendo deixar 1.0 )
    - zp_nem_damage ( sangue tirado ao atingir um humano recomendo deixar 250 )
    - zp_nem_glow ( é o brilho que ele fica 1 ativa e 0 desativa )
    - zp_nem_aura ( quase a mesma coisa que o brilho 1 ativa e 0 desativa )
    - zp_nem_painfree ( deixe 1 )
    - zp_nem_ignore_frags ( deixe 1 )
    - zp_nem_ignore_rewards ( deixe 0 )

    ----- > Pronto agora é so testa !

    ********** Dúvidas ou erros façam a pergunta neste trópico **********

    ////////// Espero ter ajudado :farao:
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    [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6 Empty Re: [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6

    Mensagem por maluco 2/8/2009, 4:32 pm

    tK1 ; escreveu:
    maluco escreveu:eu queria saber mas como vol faser que a funçao seja leita por exemplo quiria criar uma q tranforme nemesis em zombie normal mas como fasso isso

    Resposta:

    Eu conseguir achar aonde configura o Nemesis.... Então vamos começar !

    - Va na pasta do seu cs Addons > amxmodx > configs e abra o bloco de notas zombie plague que esta na extenção .cfg ( config ). E casse o trecho:

    ; Nemesis
    zp_nem_enabled
    zp_nem_chance
    zp_nem_min_players
    zp_nem_health
    zp_nem_base_health
    zp_nem_speed
    zp_nem_gravity
    zp_nem_damage
    zp_nem_glow
    zp_nem_aura
    zp_nem_painfree
    zp_nem_ignore_frags
    zp_nem_ignore_rewards 0

    E configure:

    - zp_nem_enabled ( deixe 1 )
    - zp_nem_chance ( deixe 15 )
    - zp_nem_min_players ( deixe 0 )
    - zp_nem_health ( é o sangue do nemesis coloque a quantidade desejada )
    - zp_nem_base_health ( deixe 0 )
    - zp_nem_speed ( é a velocidade dele eu recomendo deixar 260 )
    - zp_nem_gravity ( é a gravidade do nemesis eu recomendo deixar 1.0 )
    - zp_nem_damage ( sangue tirado ao atingir um humano recomendo deixar 250 )
    - zp_nem_glow ( é o brilho que ele fica 1 ativa e 0 desativa )
    - zp_nem_aura ( quase a mesma coisa que o brilho 1 ativa e 0 desativa )
    - zp_nem_painfree ( deixe 1 )
    - zp_nem_ignore_frags ( deixe 1 )
    - zp_nem_ignore_rewards ( deixe 0 )

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    mano vlw!! mais nao era bem isso nao oq eu quero e saber com criar um plugin mais eu queria colocar a funçao o pessoal do tutorial nao esplico direito
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    [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6 Empty Re: [Tutorial] - Como Criar Plugins Para Cs 1.6

    Mensagem por tK1 ; 2/8/2009, 5:09 pm

    maluco escreveu:
    tK1 ; escreveu:
    maluco escreveu:eu queria saber mas como vol faser que a funçao seja leita por exemplo quiria criar uma q tranforme nemesis em zombie normal mas como fasso isso

    Resposta:

    Eu conseguir achar aonde configura o Nemesis.... Então vamos começar !

    - Va na pasta do seu cs Addons > amxmodx > configs e abra o bloco de notas zombie plague que esta na extenção .cfg ( config ). E casse o trecho:

    ; Nemesis
    zp_nem_enabled
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    zp_nem_health
    zp_nem_base_health
    zp_nem_speed
    zp_nem_gravity
    zp_nem_damage
    zp_nem_glow
    zp_nem_aura
    zp_nem_painfree
    zp_nem_ignore_frags
    zp_nem_ignore_rewards 0

    E configure:

    - zp_nem_enabled ( deixe 1 )
    - zp_nem_chance ( deixe 15 )
    - zp_nem_min_players ( deixe 0 )
    - zp_nem_health ( é o sangue do nemesis coloque a quantidade desejada )
    - zp_nem_base_health ( deixe 0 )
    - zp_nem_speed ( é a velocidade dele eu recomendo deixar 260 )
    - zp_nem_gravity ( é a gravidade do nemesis eu recomendo deixar 1.0 )
    - zp_nem_damage ( sangue tirado ao atingir um humano recomendo deixar 250 )
    - zp_nem_glow ( é o brilho que ele fica 1 ativa e 0 desativa )
    - zp_nem_aura ( quase a mesma coisa que o brilho 1 ativa e 0 desativa )
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    mano vlw!! mais nao era bem isso nao oq eu quero e saber com criar um plugin mais eu queria colocar a funçao o pessoal do tutorial nao esplico direito

    Hum você quer criar um plugin, más não sabe colocar a função ne ?
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    Mensagem por maluco 2/8/2009, 8:40 pm

    isso mesmo e quando eu salvo da um erro sei la
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    Mensagem por tK1 ; 18/8/2009, 9:02 pm

    maluco escreveu:isso mesmo e quando eu salvo da um erro sei la

    pode ser os includes ! de que é o plugin que você ta criando ?
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    Mensagem por Caio Gomes 7/9/2009, 8:33 pm

    Up
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    Mensagem por Peixe Frito 7/9/2009, 10:28 pm

    AFF EU TO FKANDO IRRITADO EM!! PARA DE FALA UMA FRASE POW!!


    VC VIU O TOPICO??? E DAI,PRECISA FALAR??? SEM KRER OFENDER MAIS PORRA KRA A CONVERSA INDA N ACABO QND ACABASSE ATEH VAI FALAR ISSO MAIS MEW!!EU TO COM PENA DA 2º ADVERTENCIA MAIS C N PARA EU FAÇO!!
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    Mensagem por tK1 ; 7/9/2009, 10:53 pm

    Peixe Frito escreveu:AFF EU TO FKANDO IRRITADO EM!! PARA DE FALA UMA FRASE POW!!


    VC VIU O TOPICO??? E DAI,PRECISA FALAR??? SEM KRER OFENDER MAIS PORRA KRA A CONVERSA INDA N ACABO QND ACABASSE ATEH VAI FALAR ISSO MAIS MEW!!EU TO COM PENA DA 2º ADVERTENCIA MAIS C N PARA EU FAÇO!!

    Peixe Frito primeiramente você esta falando de que?, e com quem ?

    ¬¬'
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    Mensagem por [$]Am ~ColT pRo~ 12/10/2009, 9:30 pm

    vcs tao brigando por qual motivo??
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    Mensagem por Peixe Frito 13/10/2009, 3:00 pm

    quem esta em cima do meu post??? Pois é...

    "UP"??? ¬¬''
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    Mensagem por [$]Am ~ColT pRo~ 20/10/2009, 11:42 am

    eu queria que alguem me passase o site de download do

    zombie tirano

    por favor me ajudem com isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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    killall
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    Mensagem por killall 14/9/2010, 1:20 am

    O tutorial esta bem feito, o problema é que nunca programaram, é la esta explicito que vai precisar saber lógica e alguma linguagem.

    Criar plugin é programação, tem que saber programar e entender lógica, sem isso não vai entender nem o básico.
    Junin
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    Mensagem por Junin 19/9/2010, 1:00 am

    killall escreveu:O tutorial esta bem feito, o problema é que nunca programaram, é la esta explicito que vai precisar saber lógica e alguma linguagem.

    Criar plugin é programação, tem que saber programar e entender lógica, sem isso não vai entender nem o básico.
    falou tudo Arrow
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    Mensagem por AnDroidEL 10/10/2011, 7:39 pm

    Esse tutorial... pegaram do site da CS Online BR!!?? É igual...

    Ata, mas pode ter outros sites com a mesma. :shock:
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    Mensagem por Luankc 18/10/2011, 12:14 pm

    Ele deu os devidos créditos a Csonlinebr, então não tem problema :D

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