Introdução
Não pense que após compilar ou instalar um mapa CS você terá junto com ele o sistema de navegação para os bots, para isso você deverá criar os WAYPOINTS. A compilação apenas transforma um mapa feito num programa para um mapa em que você possa jogar.. São poucos os programas de bots que permitem aos jogadores e mappers fazer waypoints. Assim ficava monótono para os que jogavam em casa ao invés de LAN Houses ou pela Internet. Foi pensando nisto que Count Floyd, criador do PodBot, inclui na versão 2.5 vários comandos para que nós pudessemos usar estes recursos.
Bem, agora, mãos à obra! Como o próprio título já diz você precisará do PodBot 2.5 em instalado e funcionando perfeitamente, além do mapa no qual você quer fazer o waypoint rodando no Counter-Strike. Felizmente, você não precisará do CD-Key original para jogar, como pela Internet, mas é sempre bom ter seus games originais.
Crie um servidor com o seu mapa (Abra o Counter-Strike > Play CS > Play on LAN > Create Game > Selecione o seu mapa > OK). Quando você entrar abaixe o console usando o botão ” e digite o comando “waypoint on” (tecle enter). Este comando faz com que você possa habilitar os recursos para fazer o waypoint e que eles fiquem visíveis no mapa. Depois digite “pathwaypoint on” (tecle enter). Este faz com que o PodBot abra os diretórios do Half-Life e o arquivo PAK0.PAK. Por último digite “autowaypoint on” (tecle enter). Este, por sua vez, faz com que os waypoints sejam feitos automaticamente, para evitar aquela habitual encheção de saco. Se você ouvir um barulho estranho é porque digitou todos os comandos certos. Se não ouviu, olhe para baixo. Se houver um raio verde é porque também deu certo e o som não está funcionando direito, se não houver um raio verde, repita os comandos. Caso mesmo assim você não consiga é porque o PodBot não foi instalado corretamente ou está com defeito.
Este raio verde que apareceu é o famoso waypoint. Quando você começar a andar pelo mapa ele irá ser marcado pelo próprio computador. Ande por todo o seu mapa, sem deixar nenhum lugar vazio (a não ser becos sem saída e lugares que você não quer que os bots vão para evitar que eles resolvam ficar de camper). Uma boa dica é não tentar preencher parte por parte. Ande pelo mapa como se estivesse jogando, puxando a faca para andar mais rápido, colocando a arma quando estiver entrando num local que não sabe o que haverá pela frente. Dê várias voltas pelo mapa como você faria numa LAN House, por diferentes caminhos até que o mapa fique por completo com waypoints. Assim os bots irão parecer mais inteligentes e dificilmente irão ficar parados na base.
Salvado as Waypoint
Para salvar o waypoint digite no console “waypoint save nocheck” (tecle enter). O waypoint será salvo no diretório do PodBot, dentro da pasta WTPDefault e no arquivo PAK0.PAK do Half-Life. Para jogar o mapa com os bots digite no console “waypoint off” (para desligar a edição dos waypoints e torná-los invisíveis) e “changelevel cs_banana” (substitua cs_banana pelo nome do mapa). Pronto, agora é só jogar e bons headshots!!!
Comamdos do PodBot para criação de Waypoints
Aqui está a lista de comandos disponíveis no PodBot:
“waypoint on” – Modo de edição/criação de waypoints ligado.
“waypoint on noclip” – Para poder usar cheats, e criar waypoints em baixo d’água.
“waypoint off” – Modo de edição/criação de waypoits desligado.
“waypoint add” – Abre o menu de waypoitns
“waypoint delete” – Deleta o waypoint na visão do player
“waypoint find x” – Mostra a direção para um waypoint específico (x)
“waypoint showflags” – Mostra todas as flags criadas
“waypoint addflag” adiciona uma Flag
“waypoint delflag” – deleta uma Flag
“waypoint setradius x” – Coloca manualmente a Wayzone Radius para o waypoint x
“waypoint stats” – Mostra o status dos waypoitns
“waypoint check” – Checa para ver se existem waypoints inválidos
“wayzone calcall” – Calcula a Wayzone Radius para os waypoits no mapa
“waypoint save” – Salva os waypoints criados (com checagem de waypoints inválidos)
“waypoint save nocheck” – Salva sem checar se os waypoints estão válidos e conectados.
“waypoint load” – Carrega um waypoint criado
“autowaypoint” – Mostra o status do autowaypoint
“autowaypoint on” – Em quanto o player caminha pelo mapa são criados waypoints (normal’s) automáticamente.
“autowaypoint off” – Desliga o item de cima.
“pathwaypoint” – Displays the status of the pathwaypoint setting.
“pathwaypoint on” – Liga o path waypoint.
“pathwaypoint off” – Desliga o path waypoint.
“pathwaypoint add x” – Adiciona um waypoint com nome (a variavel x nos outros itens)
“pathwaypoint delete x” – Desconecta o waypoint mais próximo de você (com valor x)
“debuggoal x” – Força o bot para usar um waypoint específico (variável x)(somente para goals waypoints!)
Fonte : Clique aqui !
Não pense que após compilar ou instalar um mapa CS você terá junto com ele o sistema de navegação para os bots, para isso você deverá criar os WAYPOINTS. A compilação apenas transforma um mapa feito num programa para um mapa em que você possa jogar.. São poucos os programas de bots que permitem aos jogadores e mappers fazer waypoints. Assim ficava monótono para os que jogavam em casa ao invés de LAN Houses ou pela Internet. Foi pensando nisto que Count Floyd, criador do PodBot, inclui na versão 2.5 vários comandos para que nós pudessemos usar estes recursos.
Bem, agora, mãos à obra! Como o próprio título já diz você precisará do PodBot 2.5 em instalado e funcionando perfeitamente, além do mapa no qual você quer fazer o waypoint rodando no Counter-Strike. Felizmente, você não precisará do CD-Key original para jogar, como pela Internet, mas é sempre bom ter seus games originais.
Crie um servidor com o seu mapa (Abra o Counter-Strike > Play CS > Play on LAN > Create Game > Selecione o seu mapa > OK). Quando você entrar abaixe o console usando o botão ” e digite o comando “waypoint on” (tecle enter). Este comando faz com que você possa habilitar os recursos para fazer o waypoint e que eles fiquem visíveis no mapa. Depois digite “pathwaypoint on” (tecle enter). Este faz com que o PodBot abra os diretórios do Half-Life e o arquivo PAK0.PAK. Por último digite “autowaypoint on” (tecle enter). Este, por sua vez, faz com que os waypoints sejam feitos automaticamente, para evitar aquela habitual encheção de saco. Se você ouvir um barulho estranho é porque digitou todos os comandos certos. Se não ouviu, olhe para baixo. Se houver um raio verde é porque também deu certo e o som não está funcionando direito, se não houver um raio verde, repita os comandos. Caso mesmo assim você não consiga é porque o PodBot não foi instalado corretamente ou está com defeito.
Este raio verde que apareceu é o famoso waypoint. Quando você começar a andar pelo mapa ele irá ser marcado pelo próprio computador. Ande por todo o seu mapa, sem deixar nenhum lugar vazio (a não ser becos sem saída e lugares que você não quer que os bots vão para evitar que eles resolvam ficar de camper). Uma boa dica é não tentar preencher parte por parte. Ande pelo mapa como se estivesse jogando, puxando a faca para andar mais rápido, colocando a arma quando estiver entrando num local que não sabe o que haverá pela frente. Dê várias voltas pelo mapa como você faria numa LAN House, por diferentes caminhos até que o mapa fique por completo com waypoints. Assim os bots irão parecer mais inteligentes e dificilmente irão ficar parados na base.
Salvado as Waypoint
Para salvar o waypoint digite no console “waypoint save nocheck” (tecle enter). O waypoint será salvo no diretório do PodBot, dentro da pasta WTPDefault e no arquivo PAK0.PAK do Half-Life. Para jogar o mapa com os bots digite no console “waypoint off” (para desligar a edição dos waypoints e torná-los invisíveis) e “changelevel cs_banana” (substitua cs_banana pelo nome do mapa). Pronto, agora é só jogar e bons headshots!!!
Comamdos do PodBot para criação de Waypoints
Aqui está a lista de comandos disponíveis no PodBot:
“waypoint on” – Modo de edição/criação de waypoints ligado.
“waypoint on noclip” – Para poder usar cheats, e criar waypoints em baixo d’água.
“waypoint off” – Modo de edição/criação de waypoits desligado.
“waypoint add” – Abre o menu de waypoitns
“waypoint delete” – Deleta o waypoint na visão do player
“waypoint find x” – Mostra a direção para um waypoint específico (x)
“waypoint showflags” – Mostra todas as flags criadas
“waypoint addflag” adiciona uma Flag
“waypoint delflag” – deleta uma Flag
“waypoint setradius x” – Coloca manualmente a Wayzone Radius para o waypoint x
“waypoint stats” – Mostra o status dos waypoitns
“waypoint check” – Checa para ver se existem waypoints inválidos
“wayzone calcall” – Calcula a Wayzone Radius para os waypoits no mapa
“waypoint save” – Salva os waypoints criados (com checagem de waypoints inválidos)
“waypoint save nocheck” – Salva sem checar se os waypoints estão válidos e conectados.
“waypoint load” – Carrega um waypoint criado
“autowaypoint” – Mostra o status do autowaypoint
“autowaypoint on” – Em quanto o player caminha pelo mapa são criados waypoints (normal’s) automáticamente.
“autowaypoint off” – Desliga o item de cima.
“pathwaypoint” – Displays the status of the pathwaypoint setting.
“pathwaypoint on” – Liga o path waypoint.
“pathwaypoint off” – Desliga o path waypoint.
“pathwaypoint add x” – Adiciona um waypoint com nome (a variavel x nos outros itens)
“pathwaypoint delete x” – Desconecta o waypoint mais próximo de você (com valor x)
“debuggoal x” – Força o bot para usar um waypoint específico (variável x)(somente para goals waypoints!)
Fonte : Clique aqui !