Zplague
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Zplague Entrar

Seu portal de Zombie Plague no Brasil


descriptionIntrodução sobre plugins [1º Parte] EmptyIntrodução sobre plugins [1º Parte]

more_horiz
Introdução sobre plugins [1º Parte] Amxxlarge


Introdução sobre plugins
1º Parte

Zplague21
Tutorial por: AnDroidEL
Tutorial para: Iniciantes

Atualizado: 05/07/2012 (2ª atualização feita)
Outras atualizações:
Spoiler :



AnDroidEL escreveu:
Olá a todos, estou aqui para ensinar-lhes a como criar um plugin. Aprendi um pouco (quase nada, pra falar a verdade) e resolvi compartilhar com vocês o que eu aprendi (como eu disse, quase nada).



Começando...

Primeiramente, vocês precisarão entender como funciona a linguagem "pawn", na qual será utilizada para vocês criarem o plugin de counter-strike. Recomendo ler atentamente:


  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Pawn
  • http://wiki.sa-mp.com/wiki/Keywords:Initialisers#new

PERFEITO! Agora, você precisará do AMXX Studio, que é um criador/editor de plugins de counter-strike, programa leve e fácil de ser usado, além de ser o mais recomendado para a criação e edição de plugins de counter-strike.

  • http://www.amxmodx.org/downloads.php

Depois disso, o compilador do AMXX Studio.

  • Download a partir:
  • Arquivo .EXE (instalador): - Download .exe - Tamanho: 1.2Mb
  • Arquivo .KGB (comprimido): - Download .kgb - Tamanho: 758Kb




  • Newbie: Mas por quê o compilador não vem junto com o próprio AMXX Studio?
  • Pro: Não sei, pergunte aos que criaram.

    Introdução sobre plugins [1º Parte] 3618694724


Depois de feito o download, siga este tutorial:


Depois de adicionado o Compilador OFF-Line ao AMXX Studio, iniciaremos nossa primeira etapa.


Desenvolvendo...
Siga para: File > New > AMXX Scritps / Pawn > Plugin
Depois de aberto, temos o seguinte código:

Código:

/* Plugin generated by AMXX-Studio */

#include <amxmodx>
#include <amxmisc>

#define PLUGIN "New Plug-In"
#define VERSION "1.0"
#define AUTHOR "author"


public plugin_init() {
   register_plugin(PLUGIN, VERSION, AUTHOR)
   
   // Add your code here...
}


>> INSTRUÇÕES
/* */ : Abre ( /* ) e fecha ( */ ) um comentário, caso o plugin seja compilado, esta não estará válida, apenas servirá como um suporte prático. Tanto esse código como este ( // ) servem para adicionar um comentário. A grande diferença é que este // só poderá ser adicionado em uma única linha, este /* */ poderá ser adicionado em várias. Exemplo: Este /* você adiciona na linha 1, e este */ você adiciona na linha 15, entre a linha 1 e a 15 são um comentário, já // só poderá ser adicionado em uma linha. Exemplo: Se você adicionar na linha 1, este comentário só será dado na linha 1.
#include : É a biblioteca, sendo amxmodx e amxmisc as bibliotecas padrões para se criar um plugin. Mas recomendo só deixar o amxmodx, a include amxmisc não será necessária.
#define : É você definir algo do plugin, um exemplo seria você querer definir um nome para este nome que você quer que seja definido.
public : É uma função pública
plugin_init() : É uma função que será sempre utilizada
register_plugin: É o registro que você irá fazer, caso você crie o plugin, você adiciona seu nome nele, a versão e o nome do plugin.

Em relação ao código postado acima, o que eu recomendo mesmo é você fazer um assim:

Código:

#include <amxmodx>

public plugin_init()
{
        register_plugin("nome_do_plugin", "versao_do_plugin", "nome_do_autor")
}


A include amxmisc não será necessária, então foi removida, e além disso, a extensão do plugin ficou menor e mais simples ainda. Agora, faça o seguinte:

Troque o nome_do_plugin pelo nome que você quer dar ao plugin, troque versao_do_plugin pela versão que você quer dar a ele, e troque nome_do_autor pelo seu nome. OBS: NÃO REMOVA as aspas se não irá dar erro na compilação.)

Para conhecer mais sobre as funções do plugin, visite a biblioteca do AMX Mod X!
http://www.amxmodx.org/doc/index.html?page=source/functions/core/register_plugin.htm


Algum link quebrado? Envie-me uma MP (Mensagem Privada).
Atenção: Verifique se houver atualizações no tópico, isso poderá ser importante OU talvez algo que esteja errado OU algum conteúdo a mais foi adicionado ao tópico.

Obrigado e até o próximo tutorial!
chuckn

Última edição por AnDroidEL em 5/7/2012, 9:54 am, editado 5 vez(es)

descriptionIntrodução sobre plugins [1º Parte] EmptyRe: Introdução sobre plugins [1º Parte]

more_horiz
Simples, Porem muito bem explicado ta de parabens!

descriptionIntrodução sobre plugins [1º Parte] EmptyRe: Introdução sobre plugins [1º Parte]

more_horiz
Pocha Droid muito legal mesmo, muito bom o tuto!
Zplague12
Levou meu +... kkkk
Zplague24

descriptionIntrodução sobre plugins [1º Parte] EmptyRe: Introdução sobre plugins [1º Parte]

more_horiz
Obrigado aos 2, mas preciso fazer ainda mais algumas atualizações neste tópico, porém estou sem tempo, minha mãe ficava me enjuando para eu sair do pc e não tive tempo de terminar.

descriptionIntrodução sobre plugins [1º Parte] EmptyRe: Introdução sobre plugins [1º Parte]

more_horiz
Parabéns Droid, ótimo tutorial
continue assim

descriptionIntrodução sobre plugins [1º Parte] EmptyRe: Introdução sobre plugins [1º Parte]

more_horiz
TUTORIAL ATUALIZADO! (21/06/2012)

Informações: Um conteúdo a mais foi adicionado.
Introdução sobre plugins [1º Parte] 2816086731

descriptionIntrodução sobre plugins [1º Parte] EmptyRe: Introdução sobre plugins [1º Parte]

more_horiz
Zplague21
TUTORIAL ATUALIZADO! (05/07/2012)

Informações: 2 novos links foram adicionados, 1 foi removido.
Motivo: O link adicionado foi para tutorial de GTA. '--
Zplage15

descriptionIntrodução sobre plugins [1º Parte] EmptyRe: Introdução sobre plugins [1º Parte]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder