Introdução sobre plugins
1º Parte
Tutorial por: AnDroidEL
Tutorial para: Iniciantes
Atualizado: 05/07/2012 (2ª atualização feita)
Outras atualizações:
Spoiler :
21/06/2012 (1ª atualização feita)
AnDroidEL escreveu:Olá a todos, estou aqui para ensinar-lhes a como criar um plugin. Aprendi um pouco (quase nada, pra falar a verdade) e resolvi compartilhar com vocês o que eu aprendi (como eu disse, quase nada).
Começando...
Primeiramente, vocês precisarão entender como funciona a linguagem "pawn", na qual será utilizada para vocês criarem o plugin de counter-strike. Recomendo ler atentamente: - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pawn
- http://wiki.sa-mp.com/wiki/Keywords:Initialisers#new
PERFEITO! Agora, você precisará do AMXX Studio, que é um criador/editor de plugins de counter-strike, programa leve e fácil de ser usado, além de ser o mais recomendado para a criação e edição de plugins de counter-strike.
- http://www.amxmodx.org/downloads.php
Depois disso, o compilador do AMXX Studio.
- Download a partir:
- Arquivo .EXE (instalador): - Download .exe - Tamanho: 1.2Mb
- Arquivo .KGB (comprimido): - Download .kgb - Tamanho: 758Kb
- Newbie: Mas por quê o compilador não vem junto com o próprio AMXX Studio?
- Pro: Não sei, pergunte aos que criaram.
Depois de feito o download, siga este tutorial:
- https://zplague.forumeiro.com/t1279-compilador-off-line-zplague?highlight=compilador - Créditos: Junin
Depois de adicionado o Compilador OFF-Line ao AMXX Studio, iniciaremos nossa primeira etapa.
Desenvolvendo...
Siga para: File > New > AMXX Scritps / Pawn > PluginDepois de aberto, temos o seguinte código:
Código:
/* Plugin generated by AMXX-Studio */
#include <amxmodx>
#include <amxmisc>
#define PLUGIN "New Plug-In"
#define VERSION "1.0"
#define AUTHOR "author"
public plugin_init() {
register_plugin(PLUGIN, VERSION, AUTHOR)
// Add your code here...
}
>> INSTRUÇÕES
/* */ : Abre ( /* ) e fecha ( */ ) um comentário, caso o plugin seja compilado, esta não estará válida, apenas servirá como um suporte prático. Tanto esse código como este ( // ) servem para adicionar um comentário. A grande diferença é que este // só poderá ser adicionado em uma única linha, este /* */ poderá ser adicionado em várias. Exemplo: Este /* você adiciona na linha 1, e este */ você adiciona na linha 15, entre a linha 1 e a 15 são um comentário, já // só poderá ser adicionado em uma linha. Exemplo: Se você adicionar na linha 1, este comentário só será dado na linha 1.
#include : É a biblioteca, sendo amxmodx e amxmisc as bibliotecas padrões para se criar um plugin. Mas recomendo só deixar o amxmodx, a include amxmisc não será necessária.
#define : É você definir algo do plugin, um exemplo seria você querer definir um nome para este nome que você quer que seja definido.
public : É uma função pública
plugin_init() : É uma função que será sempre utilizada
register_plugin: É o registro que você irá fazer, caso você crie o plugin, você adiciona seu nome nele, a versão e o nome do plugin.
Em relação ao código postado acima, o que eu recomendo mesmo é você fazer um assim:
Código:
#include <amxmodx>
public plugin_init()
{
register_plugin("nome_do_plugin", "versao_do_plugin", "nome_do_autor")
}
A include amxmisc não será necessária, então foi removida, e além disso, a extensão do plugin ficou menor e mais simples ainda. Agora, faça o seguinte:
Troque o nome_do_plugin pelo nome que você quer dar ao plugin, troque versao_do_plugin pela versão que você quer dar a ele, e troque nome_do_autor pelo seu nome. OBS: NÃO REMOVA as aspas se não irá dar erro na compilação.)
Para conhecer mais sobre as funções do plugin, visite a biblioteca do AMX Mod X!
http://www.amxmodx.org/doc/index.html?page=source/functions/core/register_plugin.htm
Algum link quebrado? Envie-me uma MP (Mensagem Privada).
Atenção: Verifique se houver atualizações no tópico, isso poderá ser importante OU talvez algo que esteja errado OU algum conteúdo a mais foi adicionado ao tópico.
Obrigado e até o próximo tutorial!
Última edição por AnDroidEL em 5/7/2012, 1:54 pm, editado 5 vez(es)